USF Oceanos

A Unidade de Saúde Familiar Oceanos iniciou a sua atividade assistencial no ano 2000, ainda como RRE, e mais tarde em 2008, como Modelo B, na Missão para os Cuidados Primários do Ministério da Saúde. Somos 25 elementos (nove médicos, nove enfermeiros e sete secretárias clínicas) organizados por equipas de saúde multidisciplinares direcionadas para os cuidados de saúde primários ao utente/ família/ comunidade.

A USF Oceanos está integrada na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE, que inclui o Hospital Pedro Hispano e restantes Unidades de Saúde do Concelho de Matosinhos. Esta relação próxima dos Cuidados Primários e Hospital proporciona um acompanhamento integral dos utentes da comunidade nas diferentes fases da vida e na prevenção, tratamento, recuperação e continuidade de cuidados.

terça-feira, 25 de março de 2014


Diagnóstico Precoce — “Teste do Pezinho”

O que é?

            O Teste do Pezinho é um teste de rastreio genético, em que é realizada uma picada no calcanhar do bebé, com a finalidade de identificar precocemente doenças genéticas e metabólicas que, se não forem tratadas, poderão originar graves problemas de saúde, como atraso mental, alterações neurológicas e doenças hepáticas. Mais de duas dezenas de doenças podem ser rastreadas com apenas algumas gotas de sangue.
            Todas as doenças que são rastreadas têm tratamento, no entanto este consiste em manter o problema controlado e não como meio de resolução ou cura.
Como é realizado o Teste do Pezinho?

O teste do pezinho é realizado entre o 3º e o 6º dia de vida do bebé, e é gratuito. Neste teste, o enfermeiro faz a colheita de sangue com uma lanceta, nas faces laterais do calcanhar do bebé. Após a picada, deve esperar que se forme uma gota de sangue suficiente para preencher todos os círculos do papel de filtro de uma só vez.
Onde é realizado?

     O teste do pezinho pode ser realizado no hospital, se a mãe ficar internada durante alguns dias, dirigindo-se ao centro de saúde ou então numa visita domiciliária, feita pelo enfermeiro de família.
Como saber o resultado?

     Depois de realizada a colheita e enviada para análise laboratorial, o resultado estará disponível após três a quatro semanas. Contudo, no caso do resultado ser positivo para determinada doença ou se houver necessidade de mais exames para confirmar o diagnóstico, os pais serão contactados.
     No entanto, os resultados podem ser consultados acedendo ao seguinte site www.diagnosticoprecoce.org, onde através da introdução do código anexo à ficha entregue pelo enfermeiro no momento da colheita, terá acesso ao resultado, que será dado em termos de “Normal” ou “Em curso”. Ainda neste site encontrará informação sobre as várias doenças rastreadas.



 - Hipotiroidismo Congénito: nesta doença a tiroide não existe ou então existe mas não funciona bem, o que faz com que não haja uma produção suficiente de uma determinada hormona que é importante para o desenvolvimento físico e mental.
     Nas três doenças que se seguem, o bebé não consegue utilizar certas substâncias, que são fornecidas através da alimentação, e que em excesso são prejudiciais para o fígado, sistema nervoso central, etc.
- Doenças Hereditárias do Metabolismo

- Acidúrias Orgânicas

- Doenças Hereditárias da ß-oxidação Mitocondrial dos Ácidos Gordos



O teste do pezinho não é obrigatório, mas as vantagens para o seu bebé são conhecidas, uma vez que, caso o resultado seja positivo, poderá iniciar rapidamente o tratamento adequado.

terça-feira, 11 de março de 2014

Vacinar é prevenir

A desconfiança infundada de muitos pais  e a sua recusa em relação à vacinação dos seus filhos, tem levado ao aparecimento de doenças que estavam quase a desaparecer na população. Caso de exemplo é o recente surto de sarampo na Europa.

No link a seguir pode observar casos semelhantes de outras doenças no mundo:



A vacinação continua a ser a forma mais eficaz de combate a muitas doenças, e em alguns casos a única, mas ao haver menos pessoas vacinadas, a protecção de grupo também diminui e o risco contágio para quem não se vacinou aumenta exponencialmente.

Vacine-se e vacine a sua família para que doenças antigas e já desaparecidas ou com prevalência baixa não se tornem num novo problema com mortes associadas.