USF Oceanos

A Unidade de Saúde Familiar Oceanos iniciou a sua atividade assistencial no ano 2000, ainda como RRE, e mais tarde em 2008, como Modelo B, na Missão para os Cuidados Primários do Ministério da Saúde. Somos 25 elementos (nove médicos, nove enfermeiros e sete secretárias clínicas) organizados por equipas de saúde multidisciplinares direcionadas para os cuidados de saúde primários ao utente/ família/ comunidade.

A USF Oceanos está integrada na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE, que inclui o Hospital Pedro Hispano e restantes Unidades de Saúde do Concelho de Matosinhos. Esta relação próxima dos Cuidados Primários e Hospital proporciona um acompanhamento integral dos utentes da comunidade nas diferentes fases da vida e na prevenção, tratamento, recuperação e continuidade de cuidados.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Blog Nutrimento - Como identificar uma escola amiga da Boa Alimentação?

Cada vez mais existe uma consciencialização de que aquilo que comemos é importante para a nossa saúde presente e futura, isto tanto em termos físicos como em hábitos de vida saudáveis.


Com o objectivo de continuidade e melhoria desta ideia foi criado o Blog NUTRIMENTO onde regularmente são colocadas ideias, notícias e ferramentas que nos ajudarão a manter no caminho certo.



E por falar em futuro e mudança de hábitos de vida, que melhor sítio para isso que a escola. Mas...


COMO IDENTIFICAR UMA ESCOLA AMIGA DA BOA ALIMENTAÇÃO?

Agora que o ano letivo está prestes a se iniciar, o que deve uma escola disponibilizar do ponto de vista alimentar, para a tornar exemplar?


Deixamos algumas sugestões para identificar quando uma escola se torna amiga da saúde alimentar do seu educando. Ou então, em que áreas poderá fazer sugestões para a melhoria do serviço alimentar, dado que a oferta alimentar escolar é determinante no desempenho intelectual e físico das crianças, bem como na sua vida futura.

1- As EMENTAS da escola devem estar sempre afixadas, semanalmente, em locais visíveis e descrever com algum detalhe o que será servido. Em certos casos, as ementas podem até ser enviadas ou afixados em formatos digitais na internet.

2- Da DESCRIÇÃO DAS EMENTAS é possível perceber o que vai ser servido? Ou nomes como “Salada colorida” ou “Arroz à moda da tia Rosa” impedem uma fácil perceção dos alimentos a serem servidos nesse dia ?

3- A escola promove a utilização do REFEITÓRIO?

4- O REFEITÓRIO e os outros espaços dedicados à alimentação são agradáveis, confortáveis, com mobiliário adequado e decorados com temáticas do agrado dos alunos (e de preferência da autoria dos mesmos)?

5- O ESPAÇO para o número de alunos previsível parece-lhe adequado?

6- Existe algum esforço ou investimento para a REDUÇÃO DO RUÍDO no refeitório?

7- Existe alguma ESTRATÉGIA pensada ou comunicada para ao longo do ano, existir envolvimento dos alunos, dos encarregados de educação ou da comunidade, nos momentos da refeição ou em torno dos temas da alimentação saudável?

8- A escola promove atividades que permitem a APRENDIZAGEM sobre alimentos e hábitos saudáveis como: degustação de alimentos e aprendizagem de novos sabores, hortas escolares/pedagógicas, participação em visitas de estudo a locais agrícolas e de produção de alimentos locais?

9- Existem atividades que promovem a capacitação dos estudantes para a CONFEÇÃO SAUDÁVEL de alimentos (competências básicas), de preferência, utilizando as instalações da escola ?

10- Existem algumas RECOMENDAÇÕES ou trabalho previsto com os encarregados de educação para a entrada (ou não) de determinados alimentos, provenientes do exterior, na escola ?

11- A ÁGUA POTÁVEL está disponível em todo o recinto escolar (bebedouros bem distribuídos pela escola e em bom estado, jarros de água nos bufetes, jarros de água abundantemente distribuídos ao longo das mesas do refeitório e sempre com água disponível) ?

12- A escola conhece e cumpre a legislação que proíbe o MARKETING DE ALIMENTOS E BEBIDAS dentro do recinto escolar (cartazes, livros, brinquedos associados a marcas,…) ?

13- Na eventualidade de dinamizar FESTAS DE ANIVERSÁRIO e outros eventos escolares, a escola recorre a alimentos e bebidas saudáveis (Consultar recomendações para festas de aniversário mais saudáveis) ou existem regras sobre este assunto nos regulamentos internos da escola ?

14- A escola RECOMPENSA os alunos pelo bom desempenho sem recurso a géneros alimentícios (pouco saudáveis), como por exemplo: mais tempo de intervalo, diploma, lápis, livros para colorir, autocolantes, dançar, ver um filme, jogos (puzzles,..) ?

15- Existe algum compromisso para que os Professores, Diretores, Assistentes operacionais e restantes funcionários que colaboram com a escola sejam um EXEMPLO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS ? A escola tem alguma estratégia nesse sentido? Exemplos simples como a presença de uma cesta de fruta na sala de Professores, água como bebida sobretudo na sala de aula, participação nos momentos das refeições com opções saudáveis…?

16- No caso de possuir bufete (2.º e 3.º ciclos e secundário), a escola CUMPRE COM AS ORIENTAÇÕES emanadas pela Direção-Geral da Educação (documento disponível aqui) ?

Pedro Graça
Sofia Mendes de Sousa
Rui Matias Lima

Retirado de: http://nutrimento.pt/noticias/como-identificar-uma-escola-amiga-da-boa-alimentacao/

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Por uma gravidez saudável - Informações sobre Toxoplasmose

O que é a toxoplasmose?

É uma infecção causada por um parasita, o Toxoplasma gondii. Este pode estar presente em vários animais mamíferos e também em aves.

O Homem adquire a infecção ao ingerir alimentos contaminados – mal lavados ou pouco cozinhados.

Não se transmite de pessoa para pessoa.


É importante, principalmente na mulher grávida, pelo risco de transmissão ao bebé, o que pode comprometer o seu desenvolvimento.

Assim, em análises, antes ou durante a gravidez, é possível saber se há risco desta infecção - se está ou não imune.

Não Imune...
O resultado das suas análises informou que se encontra “não imune” à toxoplasmose? Isto significa que nunca teve contacto com este parasita e, por isso, o seu sistema imunitário não teve necessidade de se defender dele.

...E agora?
Deve evitar que um possível contacto ocorra durante a gravidez, para proteger o seu bebé.
Para além dos cuidados comuns a todas as grávidas, deve ter outros em atenção, nomeadamente com a alimentação e contacto com animais.


Alimentação
  • Comer a carne sempre bem passada.
  • Cozinhar bem os ovos.
  • Evitar produtos lácteos não pasteurizados.
  • Lavar muito bem todos os alimentos crus (fruta, legumes e vegetais).


Outros cuidados
  •  Lavar sempre as mãos após manusear carne ou outro alimento cru.
  • Lavar bem a loiça e os utensílios de cozinha após cada refeição.
  • Usar luvas ao fazer jardinagem.

  
E ainda… Se tem gatos em casa:
  • Evite alimentá-los com carne crua.
  • Limpe diariamente o recipiente dos dejetos, use luvas sempre que o manusear e lave bem as mão após este procedimento.


Tome estes cuidados. Proteja-se a si, para proteger o seu bebé!



Elaborado por: Márcia Pereira Leite, Sofia Faria, Céline Gama

Médicas Internas de Medicina Geral e Familiar | ULS de Matosinhos