USF Oceanos

A Unidade de Saúde Familiar Oceanos iniciou a sua atividade assistencial no ano 2000, ainda como RRE, e mais tarde em 2008, como Modelo B, na Missão para os Cuidados Primários do Ministério da Saúde. Somos 25 elementos (nove médicos, nove enfermeiros e sete secretárias clínicas) organizados por equipas de saúde multidisciplinares direcionadas para os cuidados de saúde primários ao utente/ família/ comunidade.

A USF Oceanos está integrada na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE, que inclui o Hospital Pedro Hispano e restantes Unidades de Saúde do Concelho de Matosinhos. Esta relação próxima dos Cuidados Primários e Hospital proporciona um acompanhamento integral dos utentes da comunidade nas diferentes fases da vida e na prevenção, tratamento, recuperação e continuidade de cuidados.

sábado, 10 de outubro de 2020

 O novo Programa Nacional de Vacinação (PNV) entrou em vigor no dia 1 de outubro, alargando o acesso da população à vacinação contra a meningite B, as infeções causadas pelo vírus do Papiloma humano e a gastroenterite aguda por rotavírus.  

A vacina contra doença invasiva por Neisseria meningitidis do grupo B (vacina MenB) é, assim, alargada a todas as crianças, sendo administrada aos 2, 4 e 12 meses de idade. Esta alteração aplica-se a todas as crianças nascidas a partir de janeiro 2019, que poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação adequado à idade, de acordo com a sua história vacinal.  

Adicionalmente, o novo PNV contempla o alargamento da vacina contra infeções por vírus do Papiloma humano (vacina HPV) ao sexo masculino, aos 10 anos de idade, com um esquema vacinal recomendado de duas doses com o intervalo de 6 meses.

O alargamento da vacina do HPV aplica-se aos rapazes nascidos a partir de janeiro de 2009, que poderão iniciar ou completar o esquema de vacinação adequado à idade, de acordo com a sua história vacinal.

Em ambos os casos, as vacinas entretanto adquiridas na farmácia não serão alvo de reembolso.

O novo PNV inclui, ainda, a vacina contra a gastroenterite aguda por rotavírus (vacina ROTA), que será administrada a crianças de grupos de risco, a partir de dezembro de 2020. Estes grupos de risco serão definidos em Norma.

Atendendo ao atual contexto de pandemia de COVID-19, os serviços de saúde darão prioridade à vacina MenB, uma vez que a maior incidência da doença ocorre nos primeiros dois anos de vida.

Devido à escassez internacional de vacinas contra HPV e no atual contexto, em 2020 será dada prioridade à vacinação dos rapazes que nasceram no 1º semestre de 2009. Estes rapazes devem aguardar convocatória pelos serviços, enquanto os nascidos no 2º semestre de 2009 e no ano de 2010 deverão aguardar para se vacinarem em 2021.


https://www.dgs.pt/em-destaque/novo-programa-nacional-de-vacinacao-ja-esta-em-vigor-.aspx