Os pais vão ter a possibilidade de permanecer junto dos seus bebés e das mães durante 24 horas, no Serviço de Obstetrícia do Hospital Pedro Hispano. Esta possibilidade de acompanhamento contínuo agora anunciada como uma «prenda» especial de Dia do Pai, visa corresponder a uma necessidade há muito sentida pelos profissionais do serviço, no contacto com os pais de bebés recém-nascidos que, cada vez mais, querem participar nestes primeiros dias de vida do filho.
Apesar do horário alargado que o serviço já disponibiliza aos pais dos recém-nascidos (9h00-22h00), a possibilidade de ficarem durante a noite permite um maior acompanhamento e cuidados por parte do pai, proporcionando também à mãe mais apoio, ajuda e segurança para ultrapassar o cansaço e a ansiedade natural dos primeiros dias de vida do bebé.
«Tendo em conta a nossa experiência profissional, um acompanhamento e envolvimento mais contínuo permite que os pais se tornem mais seguros, confiantes, mais capazes para a prestação de cuidados ao bebé, que seria partilhada por ambos», diz Enfª Paula Rajão, responsável do Serviço de Obstetrícia.
No caso de não ser possível ao pai do bebé permanecer no serviço, a mãe, se assim o desejar, pode escolher outra pessoa que seja significativa para ela e que a acompanhe. Inovando uma vez mais na resposta aos seus utentes, o Hospital Pedro Hispano é o primeiro hospital público a disponibilizar este serviço.